Re(vi)vendo Êxodos

Bom, aqui apresento-lhes  um resumo do projeto de que eu tanto falo e pelo qual eu tenho um orgulho enorme de compartilhar com vocês. Não poderia deixar de criar uma página especialmente para este projeto, que torna a minha vida e a vida de várias outras pessoas mais significativa. Não consigo dissociar a minha vida deste projeto. Projeto que como meu amigo Rafael Nascimento o intitula sabiamente:  “Projeto de Vida”      

O Projeto Re(vi)vendo Êxodos em parceria com o Roteiro Missão Cruls e o Clube dos Pioneiros de Brasília, mantém o propósito de trazer para os alunos da rede pública, uma formação intelectual e emocional que possibilite a transformação de todos em cidadãos críticos, participativos e sensíveis. Atualmente o Projeto é desenvolvido no Centro de Ensino Médio Setor Leste, no Centro de Ensino Fundamental 104 Norte, na Escola Nova Betânia, em São Sebastião e no Centro Educacional do Lago.

579054_514126175329369_46962268_n

O projeto nasceu em 2001 por iniciativa da equipe de professores da área de Ciências Humanas do Centro de Ensino Médio Setor Leste. Este trabalho frutificou a partir da visita à exposição “Êxodos” do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Sua sensibilidade para, ao mesmo tempo, retratar a dor e nos convidar a refletir e comemorar a dignidade humana motivou a equipe e os alunos a pesquisar a respeito das regiões do globo retratadas por Salgado e, a buscar no espaço do Distrito Federal as mesmas situações registradas na exposição Êxodos, como por exemplo, migração clandestina, refugiados políticos, a luta pela terra, trabalho infantil, lutas por independência, guerras civis, invasões, sem teto, fome, solidão, violência, etc.

Desde  2007,  fixamos como temas centrais de pesquisa : “IDENTIDADE, PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE”.  Dentro destes temas trabalhamos a  Identidade  com o olhar para a cidadania, ética, comportamento, relações; Patrimônio seja material e imaterial, construções sociais e culturais e o Meio Ambiente abordando cerrado, fauna, flora, preservação, tecnologias sociais e ciências, dentre outros.

Os temas do projeto têm buscado ao longo dos últimos anos aprofundar o estudo das ciências humanas e matérias afins. Já há algum tempo o Projeto não se limita mais a uma área do conhecimento, criamos um verdadeiro projeto inter e transdisciplinar. Ao mesmo tempo em que estimulamos nossos alunos a pesquisarem sobre diversos assuntos que permitem um rápido crescimento de sua capacidade intelectual, também estimulamos a percepção de sua identidade pessoal e coletiva; sua percepção como ser humano e como cidadão.

Nos últimos anos estabelecemos fortes parcerias com algumas das instituições públicas mais respeitadas como o Exército Brasileiro, o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Instituto Chico Mendes, além de governos estaduais, administrações municipais e diversas empresas colaboradoras, além de instituições como o Clube dos Pioneiros de Brasília que comungam com nossos propósitos.

Diversas ações do Projeto são realizadas em conjunto e as experiências compartilhadas. Os alunos realizam extensa pesquisa bibliográfica e de campo, com a abordagem de temas contemporâneos e o aprofundamento experimental; os alunos constroem ao longo do ano dossiês, portfólios, vídeos, boletins informativos, cartazes, folders, encenações, desenvolvem uma monografia escolar e apresentam seminários. Além disso, ao longo do ano os alunos visitam as cidades estudadas realizando entrevistas e pesquisas sobre o patrimônio imaterial dessas comunidades.

Atividades e Eventos do Projeto Re(vi)vendo Êxodos

Ao final de cada edição realizamos a Mostra de Resultados no Espaço Cultural Renato Russo da 508 Sul, da Secretaria de Cultura do GDF. A mostra compõe – se de uma exposição fotográfica, além de outros produtos idealizados e confeccionados pelos alunos. Para a exposição fotográfica mais de 600 fotografias são realizadas por alunos dos 2ºs e 3ºs anos do ensino médio e cerca de 200 são expostas. É interessante observar o resultado desse “olhar” estimulado por estudos e pesquisas. Mais que interessante, é forte, contundente e às vezes duro; mas sem perder a ternura.

Durante todo o ano, com o apoio de colaboradores, são organizadas diversas Pesquisas de campo com o intuito de observação e produção de material para pesquisa, que se tornam fundamentais para análise e avaliação do processo como um todo. Temos estabelecidas diversas parcerias com o propósito de pensar, organizar e dar coesão metodológica e filosófica a esse material; o que nos têm garantido um domínio seguro nesse formato de pesquisa. Estas pesquisas costumam ser em regiões específicas (cidades, bairros, vilas, povoados, etc) durante 3 dias com o intuito de aprender e aproximar os alunos e os participantes do projeto as  diferentes realidades que nos cercam.

Pesquisa de campo Natinopolis

Em meados do ano realizamos o Sarau do Re(vi)vendo Êxodos. Este é um evento pedagógico cultural realizado anualmente no Parque da Cidade em comemoração ao aniversário do Projeto Re(vi)vendo Êxodos, conta com  apresentações dos estudantes,  grupos culturais e artísticos da cidade e professores.

Sarau

        Em Outubro realiza-se o evento mais forte e inovador do Projeto: a Caminhada. A caminhada é um profundo mergulho intelectual, físico e emocional, na realidade que nos circula e na qual esta inserido nosso educando, e que na maioria das vezes não a percebemos. Trata-se de um poderoso instrumento para autoconhecimento, disciplina e superação de limites; é um mecanismo privilegiado para a expansão das consciências críticas tanto do indivíduo, como da coletividade.

100_0345

Desde a origem do projeto, já realizamos seis caminhadas:

  • Brazlândia-DF – Planaltina-DF” (passando pelo Parque Nacional, região da Boa Vista e Sobradinho – DF) de 7 dias com 110 Km, em 2004;
  • Serra dos Pirineus-GO – Catetinho-DF” (passando por Pirenópolis-GO, Corumbá-GO, Alexânia-GO, Santo Antônio do Descoberto em Goiás e Gama no DF) de 16 dias com 280 Km, em 2005;
  • Formosa-GO – Parque Nacional de Brasília-DF” (passando pelo Marco Zero do Quadrilátero Cruls, Planaltina de Goiás, Planaltina-DF e Sobradinho – DF) de 14 dias com 240 Km em 2006.
  • Chapada Gaúcha-MG – Jardim Botânico de Brasília-DF” (passando pelo Parque Nacional Grande Sertão Veredas-MG, Arinos-MG, Morrinhos e Sagarana-MG, Urucuiua-MG, Riachinho-MG, Buritis-MG, Taquaril e Vila Cordeiro-MG, Cabeceiras de Goiás, Unaí-MG, e São Sebastião-DF) de 15 dias com 1.330 km – sendo 300 a pé.
  •  “Cavalcante/GO –  Brazlândia/DF ”  —  04 a 18 de Outubro (passando pelo parque nacional da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso –GO, S’João D’Aliança, Agua Fria, Mimoso, Padre Bernardo) em 15 dias, em 2010.
  • “Juscelândia/GO – Brasília/DF” (passando por Natinópolis/GO, Santa Isabel/GO, Cirilândia/GO, Goianésia/GO, Malhador/GO, Das Placa/GO, Pirenópolis/GO, Corumbá/GO, Olhos D’Água/GO e Alexânia/GO) de 15 dias com 250 km em 2012.

Para saber mais informações sobre Re(vivendo Êxodos (atividades, calendários, programações, etc) acesse:

 http://revivendoexodos2001.wordpress.com/

ou

https://www.facebook.com/RevivendoExodos

Se quiser entrar em contato conosco:

caminhada.revivendoexodos@gmail.com

“Olhar para trás após uma longa caminhada pode fazer perder a noção da distância que percorremos, mas se nos detivermos em nossa imagem, quando a iniciamos e ao término, certamente nos lembraremos o quanto nos custou chegar até o ponto final, e hoje temos a impressão de que tudo começou ontem. Não somos os mesmos, mas sabemos mais uns dos outros. E é por esse motivo que dizer adeus se torna complicado! Digamos então que nada se perderá. Pelo menos dentro da gente…”

João Guimarães Rosa

  êxodos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s