Ciências Sem Fronteiras

 Aqui conto o início desta nova experiência dos meus estudos no exterior. Quando eu comecei a pensar em fazer um intercâmbio.

Tudo começou quando um dia um colega de classe de Engenharia Florestal da UnB chegou para mim e falou que inscreveu-se para um intercâmbio no exterior, mais especificamente para Alemanha. Naquele dia, ao voltar para casa imaginei como seria a experiência desse colega. Como seria ir para outro país?   Como seria conhecer outra cultura, outras pessoas, outras realidades. Como seria?

Já conhecia alguns colegas e amigos que já  haviam participado de intercâmbios pelo mundo.  Falavam de suas vivências nos países onde passaram, do conhecimento adquirido tanto academicamente quanto pessoalmente, das oportunidades únicas e dos muitos estudantes que sonham em ter uma grande chance de desbravar o mundo. Mas, entretanto, para mim estava muito distante! Na verdade, eu que pensava que estava distante.

Meses depois entrei no site do CNPq e procurei saber do grande programa do governo federal – Ciências Sem Fronteiras – Csf. Por coincidência (ou não) haviam várias chamadas abertas para segundo semestre  do próximo ano (2013). Uma dessas chamadas eram para a Espanha (chamada 126/2012). Por coincidência (ou não) eu fazia um curso de espanhol ha 3 anos e meio.

E foi assim, de repente, que me despertou a vontade de fazer um intercâmbio na Espanha. Imagina, eu? fazendo intercâmbio de um ano no país onde surgiram vários nomes da poesia, da literatura, da música e da arte!  No país do tão falado e conhecido poeta/romancista Miguel de Cervantes, cujo uma das obra é conhecida mundialmente – Dom Quixote. Do famoso pintor e escultor Pablo Picasso, do incrível Salvador Dalí. E o Diego Velazquez?  e Francisco de Goya? Ahh, estes e outros tantos que só ouvia e lia nos livros de espanhol. Imagina eu conhecer a capital da Espanha, a lendária e antiga Madrid, cuja fundação foi ainda no século IX. E também conhecer os lindos povoados e as antigas vilas da Espanha e da Europa. Imagina quantas histórias haveriam nestes lugares?

Enfim, depois de tantas reflexões e pensamentos amadureci a ideia e tive a coragem de me inscrever. Assim como meu colega de classe havia feito meses atrás (ele que nesta época já me contava as vivências da Alemanha).  Logo depois pensei, se for para ser, será!  E não é que  foi mesmo?!

Fiz a prova de Proficiência do Instituto Cervantes – DELE (específico para o Csf) e consegui passar neste exame. Depois fui pra seleção na UnB, onde também fui aprovado, e a última fase foi a aprovação pelo CNPq. Recebi o resultado já esperando a aprovação. Lembro que estava com minhas amigas sentados no chão do ICC – UnB, e quando vi meu nome na lista dos selecionados fiquei um momento sem reação, mas comemorei! Foi uma sensação esquisita. Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz pela conquista de uma experiência que eu tanto sonhava. Mas não conseguia imaginar como ficaria longe das pessoas que amo e que fazem parte da minha vida (família, namorada, amigos); como ficaria longe dos projetos, das atividades, dos meus costumes, manias e meus sonhos do dia-a-dia?

E fui tocando. Depois de meses correndo atrás da documentação para sair do país (passaporte, visto, seguro) e  ainda na aflição de um dos  semestres mais difíceis  na UnB; no desassossego de como seria o intercambio; se iria dar tudo certo; o fim do 1° semestre de 2013 finalmente acaba. Agora já não tinha mais jeito, faltava pouco mais de um mês para minha partida.

E desta forma, a “ficha” não caiu até os meus últimos dias no Brasil. Até eu ver meus queridos amigo(a)s e minha família  fazer uma linda despedida para mim, até eu ver todos aqueles rostos lindos no aeroporto.  Até eu ver a cidade que cresci e que vivi os momentos mais marcantes da minha vida ficar cada vez mais distante… e distante… Nesta hora, já estava sentado na janela do avião rumo a Europa!!!
CSF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s