Fim de Ano WWOOF

Fala galera, beleza? Eu sei que faz um tempinho que não escrevo aqui e não é por falta de vontade, mas sim por falta de tempo e pelas atividades cotidianas que nos tiram todos aqueles tempinhos vagos. Aqui em Madrid as aulas seguem a todo vapor e o fim do semestre ou quatrimestre  só acontece no fim de Janeiro. É nessa época que estão fazendo as provas finais e entregando os últimos trabalhos. Isto quer dizer que eles passam o Natal e ano novo sem aquele nosso sossego de fim de ano, pois terão que estudar para as últimas provas.
Estou com muitas histórias na cabeça e preciso compartilhar com vocês. Acabo de chegar de uma viagem à Marrocos e minha cabeça está a mil. Esta viagem foi extraordinária e tenho muito o que contar para vocês. Foi uma experiência inesquecível!

Este fim de ano passarei fora da Espanha. Estou indo para uma outra experiência  chamada WWOOF . Para quem não conhece  WWOOF  é organização mundial que reúne pessoas que trabalham de forma voluntária com outras pessoas que geralmente vivem no campo e praticam a agricultura ecológica. Estas pessoas realizam produções orgânicas, agroflorestas, permacultura, etc. Se trata de vivência em um determinado lugar (casa, fazenda, sítio) com famílias ou pessoas que estão querendo resgatar os valores e princípios do campo e as relações sociais e urbanas.

Geralmente o anfitrião – dono da propriedade – dá a comida e o lugar para dormir. Em troca você terá que ajudar no que der e vier. Se a fazenda produz queijo você tem que ajudar a fazer queijo, se fazem plantações você terá que plantar, capinar, enfim, são diferentes lugares e diferentes atividades.

Acontece no mundo todo, desde a Austrália, Brasil, Alemanha, Inglaterra, África, Canada, EUA, entre outros. É uma experiência fantástica, pois você tem a oportunidade de conhecer novas culturas e costumes diferentes; tudo através de uma outra percepção, não só aquela turística mas também as relações entre as pessoas no seu dia a dia.

Eu estou indo para uma vila no interior da França, próximo a Bourmier. Ali vou passar 14 dias, incluindo o natal e o ano novo. Lá vou estar com uma senhora e um senhor que produz hortaliças e algumas macieiras de forma orgânica. Nada melhor que conhecer um país vivendo a  realidade das pessoas que vivem ali. Recomendo esta experiência para todas as pessoas que gostam de viajar e conhecer novos mundos, mas com uma condição: tem que estar aberto para viver tudo o que a experiência oferecer!

Para quem quiser saber mais sobre o WWOOF, dá uma olhadinha nesses links e assistam os videos:

http://www.wwoof.net/
http://pt.wikipedia.org/wiki/WWOOF


Eu vou ficando por aqui. Espero que todos tenham um ótimo fim de ano, com muitas comemorações no natal e mais ainda no ano novo. Espero que a entrada deste novo ano traga muitas alegrias e conquistas para todas as pessoas que lutam e que sonham. Que o próximo ano seja repleto de amor e solidariedade entre todas as pessoas. Um abraço especial para minha família e tod@s amig@s!!!

FELIZ NATAL E ANO NOVO!!!! 😉

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Fim de Ano WWOOF

  1. Ana Flavia disse:

    Por favor me conte como foi o WWOOF na França, estou planejando ir esse ano, mas estou preocupada com o idioma.
    Bjos

Deixe um comentário

