Transporte público Madri

Se tem uma coisa que me impressiona e todos os dias me deixa boquiaberto é o transporte coletivo de Madri. Talvez porque trago comigo angústias e sofrimentos do transporte que tive desde que me conheço por estudante. Do entorno de Brasília (Jardim Ingá, Posto Ipê, Valparaiso – GO) até Sobradinho – DF posso dizer que não foi fácil para mim nem para outros milhares de estudantes que convivem todos os dias com esse sistema desumano de transporte da nossa capital. Não é possível contar as diversas vezes que esperava por horas na parada, para depois o ônibus chegar cheio a ponto de você ter que esperar o próximo por excesso de lotação. E sem falar das diversas vezes (dezenas de vezes) que voltava tarde para casa depois de um dia cansativo, para km depois o ônibus quebrar; me deixando em pé esperando o próximo ônibus, e o próximo, e o próximo… Isso porque vivo na capital federal do Brasil, onde supostamente deveria ser o exemplo. É vergonhoso a forma como os empresários e os governantes tratam essa questão, sem respeito nenhum com quem paga os seus salários. Enfim, são tantas histórias, tantos apertos que sem dúvidas poderia escrever uma página só sobre esses anos nos conhecido “Buzão ou Baú”. Mas, como o objetivo deste post é falar sobre o transporte de Madri, vamos em frente.

A minha admiração pelo transporte de Madri é devido a tamanha ousadia e complexidade deste sistema, que possui uma forma muito inteligente e engenhosa para que os cidadãos desfrutem das mais diversas atrações da cidade. Existem 3 formas de transporte coletivo em Madri: Ônibus, metro e trem.

METRÔ

Neste post irei falar com mais detalhe do metrô, pois é o serviço que mais utilizo no meu dia a dia. Pois bem, o metro de Madri possui uma rede de 292,4 km e conta com 300 estações. Digo que abaixo de Madri existe outra cidade, pois estas estações estão distribuídas em 12 linhas (ver esquema abaixo) que se cruzam em diversos locais (estações), de forma que você pode andar por diversas regiões intercambiando de estação a estação, ou chegando diretamente no destino final. Algumas estações também estão interligadas com os diversos trens (Cercanias Renfe) que saem para outras cidades ou países da Europa. Todas estas estações possuem acesso a pessoas com necessidades ou pouca mobilidade (cadeirantes, deficientes visuais, idosos, etc), com piso tátil, elevadores e rampas – inclusive dentro dos vagões. Para o cidadão comum também é muito fácil e prático, pois em todas as estações possuem escadas rolantes (e dificilmente estão quebradas ou paradas, como aquelas da rodoviária do Plano Piloto) e elevadores. No total são 1694 escadas rolantes e 519 elevadores em toda a rede.

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A facilidade também está no acesso e visualização das estações e das linhas. Em todas as estações encontram-se planos de bolso (pocket map – foto acima) com mapas das linhas e estações, informando qual estação tem aceso a trem, aeroporto, shopping, estacionamentos e algumas atrações da cidade (parques, rios, entre outros). Em cada estação encontra-se um mapa geral da cidade de Madri com informações sobre tarifas e horários (ver foto abaixo). Tudo isto se repete também dentro dos vagões, exceto o mapa geral. Todas as informações estão em espanhol e inglês. Essas facilidades proporcionam um conforto seja para o turista que chega em Madri – pois é muito intuitivo e muito fácil – ou seja para os próprios madrilenos.

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A parte principal que eu destaco é a questão dos horários. Em horários de “pico” ou “rush” o intervalo de espera de um metrô para outro não ultrapassa 6 minutos. Geralmente costumam vir até antes deste tempo estimado. As informações do tempo você encontra logo ao entrar na estação, e também na plataforma de embarque (ver foto abaixo). E assim é em toda a rede de metrô de Madrid. Os horários de funcionamento também é uma maravilha. O metrô está aberto desde 6:00 da manhã até as 1:30 da madrugada, de domingo a domingo. Ou seja, todos os dias você tem oportunidade de sair de casa sem preocupar com a hora. Nos finais de semana o tempo de espera aumenta, indo para 10 ou 12 minutos. O que eu admiro é que eles sempre mantêm a qualidade e a pontualidade, até nos finais de semana. 

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Outra questão importante é o valor das passagens. Há dois anos atrás, por causa da crise, houve um aumento nas passagens do metrô. O bilhete simples de 1 viagem agora custa 1,50 , onde você pode andar por muitas estações, e ao sair da estação seu bilhete vence. Estes bilhetes você compra nas diversas maquinas (taquillas) distribuidas em todas as estações (ver foto).

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Há várias formas de economizar na passagem, por exemplo, há um bilhete que se chama 10 viajes, onde você compra por 12,00 e tem direito a 10 embarques. Há outro também que é o bilhete para turista, que você compra um número x de viagens e sai mais em conta.

A rede de metrô é dividida em 3 zonas, A1 B1 e B2 (ver pocket map). Os preços ditos anteriormente são para a zona A1, que é a região mais central. A zona B1 já abrange algumas regiões metropolitanas e portanto é mais caro um pouco: 2,00 .

Existe um cartão chamado abono que pode ser do tipo normal (para pessoas entre 23 e 64 anos) joven (abaixo de 23 anos) e tercera edad (acima de 65 anos). Estes são cartões de passagens tanto para metrô quanto para ônibus e você compra para o mês todo. A vantagem de ter este cartão é que por exemplo, para o abono Joven (o que eu tenho) eu pago 35 por mês e posso andar o mês inteiro em todas estações da zona A1, quantas vezes eu quiser por dia e em todos os dias da semana – de domingo a domingo de 6:00 até as 1:30. Com esse cartão eu posso sair da estação e pegar o ônibus que eu quiser, já que tenho direito aos dois tipos de serviço metrô-ônibus. Bom né?

Com um sistema de metrô deste, as pessoas certamente deixam de andar de carro e utilizam este serviço, que é muito mais vantajoso por estes diversos motivos. A empresa de transporte também conta com boas estratégias de marketing, para que cada vez mais pessoas utilizem o metro. Um exemplo são esses painéis (fotos abaixo) relacionando a distância de sua casa até outros destino de  seu interesse, mostrando que com o metrô você está mais “perto” de tudo.

ImagemImagemÔNIBUS

O sistema de ônibus de Madri também é incrível. O funcionamento é de 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os horários também são regulares, com aumento do tempo de espera nos finais de semana devido a diminuição da demanda de passageiros. O valor das passagens são iguais aos do metrô, 1,50  (passagem simples na zona A1). Também tem os bilhetes de várias viagens e os cartões abono, iguais nos metrôs.

Os ônibus são muito confortáveis, todos possuem ar condicionado, corredores amplos e acesso para cadeirantes. Os veículos possuem suspensão a ar e quando se aproximam da parada a altura do ônibus diminui para a entrada dos passageiros, principalmente idosos (que não são poucos em Madri). São todos automatizados com catracas para receber bilhetes ou cartões, e portanto, não possuem cobradores. Todos eles possuem painéis internos para os passageiros, informando a localização, qual a próxima parada e quais linhas de ônibus que passam nesta seguinte parada. Ou seja, todos são rastreados com GPS e informam o tempo e o local exato que você está.

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Outra coisa que me deixou boquiaberto é que quase todos os ônibus possuem internet wifi para os seus passageiros!! Imagine, você está no ônibus – que não está lotado – e ali acessa seus e-mails, facebook, mapas, notícias, previsão do tempo, etc. Isso é realmente muito bom!

Nas paradas, existem painéis informando o tempo de espera do próximo ônibus, as linhas que passam naquela parada e o destino final do ônibus (ver foto abaixo). Além disso, como os ônibus possuem GPS integrados com as paradas, do meu apartamento dá para saber em quanto tempo o ônibus chegará a parada mais próxima, por meio de um aplicativo em tablets ou celulares. Isto significa que já saio de casa sabendo o momento exato que irei subir no ônibus.

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TREM

Em relação aos trens, não tenho muito o que falar ainda, pois só fiz duas viagens de trem até hoje. De qualquer forma, eles seguem os mesmo padrões do metrô e ônibus: qualidade, pontualidade, fácil acesso a informação e preços relativamente baratos.

Essas são minhas observações em relação ao transporte em Madri. Acho que o sistema de mobilidade de uma cidade é importantíssimo e as consequências são enormes para a vida das pessoas. Por exemplo aqui tenho acesso as atividades culturais da cidade (teatros, cinemas, shows), convívio e relações com as pessoas quando vou nas praças e ruas, e ganho de tempo no dia a dia (que é muito importante). Tenho certeza que ao sair as 16:00 em um domingo para ir ao teatro, vou poder voltar as 00:00 sem problema algum. Ou seja, quero mostrar que muitas vezes não fazia estes tipos de programas em Brasília justamente pelas enormes dificuldades de locomoção, na qual dependemos totalmente deste atual sistema de transporte, onde se você não possui um carro, você está isolado de tudo!

Aqui tenho a sensação de que sou respeitado pelas empresas de transporte, que me tratam não como um objeto de bagagem, mas como uma pessoa que merece liberdade, tranquilidade e uma boa qualidade no serviço.

A ideia deste longo post então, era justamente trazer as grandes diferenças do transporte público entre Brasília e Madri. Acho que faltam esforços e vontade de nossos empresários e governantes para melhorar a qualidade do nosso transporte. Espero um dia poder contar também que o transporte de Brasília é um exemplo assim como Madrid e outras cidades da Europa, embora sabendo que isso pode demorar muitos e muitos anos.

Fontes e mais informações: http://www.metromadrid.es/ ; http://www.ctm-madrid.es/

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2 respostas para Transporte público Madri

  1. cyro Lobo disse:

    Boa tarde. Gostaria de saber se na Espanha há um “estatuto do idoso”, que diretos dá e se são válidos também para aposentados comunitários , não espanhois, que lá vivem. Obrigado

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